sábado, 28 de julho de 2007

"Chama do Centenário"

Foi no dia 28.07, que o Grupo deslocou-se até Belém para participar na duplicação da "Chama do Centenário", que foi trazida pela Fraternidade Nuno Álvares (CNE) de França para Portugal. Esta "Chama" é uma duplicação da original, que percorre desde o dia 22.02, do Quénia, mais precisamente da campa onde descansa Banden-Powell (Fundador do Movimento Escotistta), até dia 1.08, a Inglaterra onde irá decorrer o 21º Jamboree Mundial (mais sobre o Jamboree em notícias a abaixo).

O elementos do 78, puderam assistir e partilhar esta cerimónia da "Chama do Centenário", com outros Grupos (AEP), Agrupamentos (CNE), Guias (AGP) e escoteiros Espanhóis. Houve elementos do 78 que aproveitaram para falar, com os outros escoteiros e fazerem trocas com os escoteiros Espanhóis.

Já com a duplicação da "Chama", o Grupo realizou uma pequena cerimónia, onde duplicou a "Chama" para todas as Divisões. Aproveitando assim esta cerimónia para dar continuidade para próxima actividade, que é o "Amanhecer do Escotismo" no dia 1.08





Nota:
Os elementos do 78 que já tem o distintivo da Actividade, é para coser, 1 cm abaixo do Distintivo de localidade (braço direito).


Apontamento:
AEP - Associação dos Escoteiros de Portugal
CNE - Corpo Nacional de Escutas
AGP - Associação de Guias de Portugal

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu estive e gostei imenso, foi um bom momento de partilha e amizade, que cada um nós pode viver e sentir à sua maneira.

Até ao "Amanhecer do Escotismo"

PI

Anónimo disse...

Senti a Chama…
…senti o calor de B-P.

Quando fui acender e Chama, tive um rapidíssimo “flash” de memória. Vou partilhá-lo agora contigo – só porque me lês!
O Escotismo não se faz sentir apenas dentro dos Grupos de escoteiros, cultiva-se e promove virtudes que servem à sociedade em geral.
Lembro-me que um de (muitos) ensinamentos de Baden-Powell: “Faz a tua boa acção não apenas aos teus amigos, mas também a estranhos, e até mesmo aos teus inimigos”.
Dá que pensar, não acham?
Proporcionar um melhor conhecimento do Escotismo, à população em geral; aos media; Reforçar a unidade do Escotismo na diversidade cultural; Promover a melhoria da qualidade da prática do Escotismo; Promover e contribuir para uma Paz melhor e mais sincera no mundo; Promover o diálogo entre credos e raças de diferentes religiões no mundo; Demonstrar o contributo do Escotismo no Ambiente e na Humanidade; Associar as comunidades, etc...

O Grupo 78 tem marcado sempre uma forte e coesa presença nas realizações neste ano do centenário. A Chama do Centenário foi uma delas!

A próxima será o “Amanhecer no Escutismo”, uma actividade para celebrar no dia 1 de Agosto ás 08.00 horas e a ver nascer o Sol para a entrada no Segundo Centenário do EscOtismo, envolvendo o maior número possível de escoteiros e antigos escoteiros em todo o mundo, ao mesmo tempo, que renovarão a sua Promessa escotista.
No mínimo Fantástico!
Tal é a força deste “movimento” que, começando com modéstia, cresceu e se desenvolveu em dimensão e capacidades, de tal modo que hoje somos mais de 28 milhões e quase 300 MILHÕES já realizaram semelhante Promessa – merecido, claro está este meu singelo registo aqui.

Pensamento: “Estamos no meio do Ano 2007 – ano das Comemorações do Centenário Mundial do Escotismo. Por todo o mundo se têm realizado diversas actividades escotistas, e muitos mais se irão realizar, da mais variada natureza, para assinalar este acontecimento Único e Inesquecível! OBRIGADO Baden-Powell, por me deixares estar tão perto de ti…amigo.
JMR