segunda-feira, 16 de julho de 2007

Amanhecer do Escotismo

1 de Agosto de 2007

a oportunidade de celebrar o amanhecer de um novo século do Escotismo

O SEO vai realizar o seu Amanhecer do Escotismo num sítio especial, ao lado de um monumento, o Cristo Rei, onde iremos ter uma vista fabulosa sobre Lisboa!
Numa parceria com a Estradas de Portugal,EP, o Grupo 78 de Benfica tem um local para ver ao vivo o 1º Nascer do Sol do novo Século de escotismo...
...único!
...ímpar!
...íntimo!
...um momento muito especial!
A Chefia espera contar com a tua presença, para todos juntos fazermos o renovar do Compromisso de Honra.

Mais informações, serão dadas por e-SEO, na reunião de Sábado (21 e 28 Julho), Carta, e-Mail...fica atento!
Vê [+] AQUI na Página do Centenário do Escotismo.

Queres ouvir o som do chifre do Kudu, então clica AQUI e ouve.

Caso, não possas estar presente, não te esqueças de renovares o teu Compromisso de Honra, às 8.00h, no dia 1/08

1 comentário:

Grupo 78 de Benfica - Escoteiros de Portugal disse...

Era uma vez há 100 anos...

...em 1852, a ilha foi comprada por um ex-militar indiano, Coronel William Petrie Waugh quando a esposa Mary descobriu argila de alta qualidade, que seria usada na manufactura de porcelana. Comprando a ilha por apenas 13,000 libras, o casal esperava fazer uma fortuna. Sendo director do London and Eastern Banking Corporation Waugh ele não teve nenhuma dificuldade em levantar cerca de 200,000 libras para financiar os seus planos para Brownsea. Construiu uma grande olaria de três andares, com máquinas, na costa sul da ilha. Havia também alvenarias e vagões puxados a cavalo para trazer a argila do norte da ilha. Para os trabalhadores, o Coronel construiu uma aldeia chamada Maryland. Durante este período de investimento e expansão, Waugh construiu a neo-gótica igreja de St. Mary the Virgin, e expandiu o castelo com uma nova fachada sudeste do estilo Tudor, um portão com uma torre de relógio e torres de vigia fortificadas no molhe.

Até que então a argila provou ser inapropriada para fazer porcelana, e a produção de canos sanitários e de chaminés de terra cota não era suficientemente lucráveis para financiar a expansão. O desastre finalmente chegou quando um grupo de homens de negócios locais perguntaram ao Cor. Waugh se queria ser deputado. Mary Waugh era bastante surda e, pensando que eles tinham vindo para fazer cobranças, implorou por mais tempo para assentar. Quando os negociadores viram que o negócio falhara, a empresa de Waugh caiu que nem um baralho de cartas, e foram obrigados a refugiar-se em Espanha. Em 1857, após 5 anos dos desenvolvimentos de Waugh, Brownsea foi posta em leilão como parte do seu espólio.

Mrs. Mary Bonham-Christie

Regresso á Natureza
Em 1927, Brownsea foi vendida em leilão por 125,000 libras para Mrs. Mary Bonham-Chritie. Ela mudou-se para o que outrora era casa dos agentes no cais e viveu uma vida sossegada. Contra os desportos sangrentos e a exploração dos animais de qualquer forma, ela baniu a pesca e permitiu que os animais das quintas andassem livremente. A quinta, a vacaria, os pomares e campos de narciso foram abandonados, e a ilha gradualmente tornou-se uma terra selvagem. Para a maioria dos trabalhadores estatais isto significou um triste êxodo para o continente, mas para a vida selvagem local foi bom. Enquanto isso o habitat da costa sul encolhia com a rápida urbanização, Brownsea continuou como um importante e crescente santuário.

Apesar disso, até isso estava ameaçado, quando em 18 deJulho de 1934 a ilha foi atingida por um fogo. Após três dias o vento mudou de direcção a tempo de evitar que o fogo se propaga-se para todas as construções principais da parte este da ilha.

O que resta da Aldeia de Maryland
Em Maio de 1940, Brownsea serviu de abrigo para exaustos refugiados alemães e bélgicos, que chegaram em pequenos barcos para fugir á invasão nazi dos países baixos e foram recolhidos ao longo da costa sul pela Royal Navy (Marinha da sua Majestade) e levados para o porto de abrigo de Poole. Foram acendidas luzes no extremo oeste da ilha de modo a enganar os bombardeiros alemães que procuravam abrigos costeiros em Poole e Bournemouth. Como resultado, as casas em Maryland, que tinham estado abandonadas desde 1927, foram posteriormente danificadas e consequentemente tiveram que ser demolidas por razões de segurança.

O primeiro Acampamento Escotista

O Major-General Robert
Baden-Powell usando o modelo do uniforme Escotista.

Nos anos de 1860 o ministério da marinha considerou comprar Brownsea para substituir Dartmouth como base de treino para cadetes navais. Era então apropriado que , a pedido de Charles van Raalte´s, o Major-General Robert Baden-Powell, o herói de Mafeking (cidade da República da África do Sul), escolhesse a ilha para o seu primeiro acampamento de Escoteiros. Ele escolheu 22 rapazes para o acompanhar, alguns de escolas públicas, outros da classe trabalhadora de Poole (cidade costeira inglesa no Dorsetshire) e de Bournmouth Boys´Brigades (uma estância balnear em Poole). Em Agosto de 1907 montaram as tendas na parte sul da ilha. O dia começou ao amanhecer com o som de uma corneta kudu africana. Após um copo de leite e um biscoito, seguiu-se um treino psicológico de 30 minutos, os rapazes separaram-se em patrulhas - os Lobos, Touros, Maçaricos, e Corvos - para aprenderem a seguir e achar caça, construir abrigos, montar tendas e simular caça á baleia em barcos.

Durante a manhã havia breves conversas sobre técnicas Escotistas, e depois Baden-Powell contou histórias sobre a vida na savana de África em volta do fogo de conselho. O sucesso do primeiro acampamento encorajou Baden-Powell para publicar o livro “Escotismo para rapazes” no ano seguinte, e a partir deste modesto começo, o movimento Escotista cresceu rapidamente.

Este é o sítio do primeiro acampamento de Escoteiros na ilha de Brownsea em 1907, celebrado com esta pedra. No verão, Escoteiros e Guias ainda acampam neste sítio. Há um chefe de escuteiros residente na ilha que cuida dos visitantes Escoteiros de todo o mundo.

(in WOSM)

JMR