terça-feira, 22 de abril de 2008

23 de Abril - Dia do Escoteiro


No livro escotismo para rapazes, Baden Powell referiu-se aos Cavaleiros da Távola Redonda, à Lenda do Rei Artur e a São Jorge que era o seu santo protector.
Baden-Powell disse:
"São Jorge é também o patrono de todos vós, escoteiros, em qualquer lado onde estiverdes. Por isso todos vos devereis saber a sua história, pois São Jorge é um exemplo sempre vivo do que um escoteiro deve ser. Quando ele enfrentava o perigo ou situações temerosas, quanto mais difíceis elas pudessem ser, mesmo na forma de um dragão – ele nunca as evitava ou tinha medo. Enfrentava-as sim, com todo fervor sem procurar descanso. É esta exactamente a forma com um escoteiro deve enfrentar uma dificuldade ou um perigo, não importando o quão grande e terrífico ele possa parecer. O escoteiro deverá enfrentá-lo com confiança, usando todas as suas forças possíveis e ultrapassando-se a si próprio. Provalvelmente terá sucesso”.

Dia 23 de Abril é dia de São Jorge e nesse dia , os escoteiros deverão lembrar-se da sua Promessa, do seu Compromisso de Honra e da Lei do Escoteiro. Não que um escoteiro a deva esquecer nos outros dias, mas o dia de São Jorge é um dia especial para reflectir sobre ela.

Segundo a lenda, pensa-se que São Jorge tenha nascido na Capadócia, Ásia Menor, e tenha vivido no tempo do Imperador Romano, Dioclétio (245-313 d.C.)- Filho de um homem que morreu pela Fé, fugiu com a mãe para a Palestina, onde se expôs à cultura romana. Tornou-se então um cavaleiro de elevado grau hierárquico na Legião Romana. Sob ordens do Imperador Romano, recusou-se a perseguir Cristãos, na região onde é hoje a Palestina, sendo por isso preso, torturado e decapitado a 23 de Abril de 303 d.C. Conta-se que ao ser torturado fez o sinal da cruz e todas as estátuas dos Deuses romanos caíram. A imperatriz Alexandra ao ver este milagre, decidiu converter-se sendo posteriormente morta pelo marido.
São Jorge foi canonizado em 494 d.C., pelo Papa Gelásio proclamando-o um daqueles cujo nome “será referido entre os Homens, mas cujos actos serão conhecidos apenas por Deus”.

A lenda de São Jorge é a lenda alegórica do Bem contra o Mal. O próprio nome vem do Grego e significa homem da Terra.
Conta que um dia o nobre cavaleiro São Jorge cavalgou para a cidade pagã de Silene onde é hoje a Líbia, para descobrir um povo atormentado por um dragão que se alimentava com um cidadão por dia. A próxima vítima seria Cleolinda, a filha do Rei. Mas São Jorge combateu o dragão com coragem moral e física, que um escoteiro deve tentar atingir.
Bom dia do Escoteiro para todos!

9 comentários:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the OLED, I hope you enjoy. The address is http://oled-brasil.blogspot.com. A hug.

Anónimo disse...

Os escoteiros deverão lembrar-se da sua Promessa, do seu Compromisso de Honra e da Lei do Escoteiro. Não que um escoteiro a deva esquecer nos outros dias, mas o dia de São Jorge é um dia especial para reflectir sobre ela.Porque o dia 23 a nós diz muito, por isso vamos lá todos a reflectir sobre tudo o que fazemoz e que dissemos.
Beijos
Aquélá 78

Anónimo disse...

Olá meninos e meninas do Lenço Castanho, Beje e Branco!
Quero desejar-vos, para amanhã, um dia superfeliz do ESCOTEIRO a todos, porque ele traduz a vitória dos ideais de paz durante 100 anos, de amizade e de boa vontade entre todos nós durante 95 anos, duma familia feliz durante 25 anos e também pelos 5 continentes do mundo.
São Jorge e BP devem estar felizes.
Nós também...
Boa Caça!
JMR
1 canhota forte,

Anónimo disse...

Olá 78 Benfica!! xD
Desde já agradecemos os comentários feitos no nosso pequeno espaço na Internet.
E como se pode visualizar no nosso blog a abertura oficial do grupo será dia 25 de Abril, por isso e desde já estão convidados a comparecer na nossa cerimónia de abertura.

Uma forte canhota
Grupo em Formação da Quinta do Conde (Sesimbra)

Anónimo disse...

Bom dia do Escoteiro para vocês também

Anónimo disse...

Não sou escoteira mas vocês estão no meu coração e alma!!!!!!!!!!
Bom dia do escoteiro a todos!

Elsa Paixão

Gr.28 disse...

É neste dia que todos nós Escoteiros devemos reflectir e festejar este espirito de amizade, ajuda ao próximo, de fazer e praticar o bem sem pedir nada em troca como São Jorge.
Um feliz Dia do Escoteiro para todos os nossos irmãos do 78, desta grande familia que é o 28 e o Escotismo em geral.

Flávio Almeida e Daniel Peres
(Grupo 28 Moura)

Anónimo disse...

Escoteiro um dia...escoteiro toda a vida!

Aqui não nos sentimos Super Homens, nem Super Mulheres por isso. Apenas temos a absoluta consciência e o sentimento de que quem passa pelo 78 deixa uma marca na história deste Grupo.

Aqui os objectivos só podem ser atingidos se todos se envolverem no mesmo espírito...

Aqui o mais importante de tudo são os jovens Escoteiros do nosso Grupo!

O 78 é aquilo que fazemos dele aos sábados!

Boa Caça a todos que nos visitam.

"07 – 08 ao vivo é outra coisa!”

A Chefia do 78

J.A. disse...

Espero que S.Jorge continue a ser uma inspiração para todos os escoteiros dos dias de hoje!

uma forte canhota
suricata atenta