quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Dia do Pensamento | 100 Anos de Escotismo

Celebra-se hoje, dia 22 de Fevereiro, o 150º aniversário do nascimento do nosso Fundador, e é com profunda alegria que convidamos-te a partilhar os teus pensamentos individuais aqui nosso blog e fórum (aep78benfica.forumvila.com), neste tópico especialmente criado para este fim.

Não te esqueças também de fazer uma reflexão individual sobre o escotismo e o seu papel na tua vida pessoal e a elaborar um trabalho sobre o Dia do Pensamento, através de um texto, um desenho ou um desenho com texto.
Os trabalhos depois são para ser levados no Sábado 24, para serem expostos para todo o Grupo poder ver.


Convido-te também a participar no fórum da AEP, no seguinte endereço: escoteiros.net/forum











retirado da página www.scout.org


Para comentares aqui no blog, clica onde diz "Comenta aqui..." e não te esqueças de Assinar.

9 comentários:

Anónimo disse...

Felizes os que observam o passado para poderem caminhar no futuro.

"impele a tua própria canoa" e sorri perante as dificuldades. BP fez o mesmo e até escreveu. No dia das comemorações 150º aniversário, desejo um Feliz Dia do Pensamento.

Obrigado a todos aqueles caminham comigo. Em especial aos Júniores que me aturam no 78.

Anónimo disse...

Dia do Pensamento - dia de reflexão sobre o escotismo e o peso dele na nossa viada pessoal.

O escotismo é muito mais que um hobbie.
Ser escoteiro é muito mais do que ser aqueles "meninos" de calçoes e lenço.
Ser escoteiro é muito mais do que ir de mnochila às costas acampar.

Ser escoteiro, o escotismos, é uma forma de vida, algo muito precioso, muito importante para quem o leva a sério.
O escotismo fez de mim parte daquilo que sou hoje. Com o Escotismo e as pessoas que fazem parte da minha vida escotista, aprendi muito, com os meus erros, mas só assim é que se aprende não é?
Queria fazer um especial agradecimento às 3 pessoas que mais me fizeram "mudar" e me ensinaram muito.. Falo claro, do meu Padrinho (JMR) , da minha Madrinha de Investidura de Caminheira (Joana Santos) e à Sub-chefe de Grupo (Mónica Ginga)... Acho que não preciso referir o porquê...
Aos outros todos claro, somos um Grupo, um grupo que é muito mais que um simples número.. Um grupo que é a minha familia fora de casa!

E espero, que este nosso sonho, que começou a ser um sonho d BP, se prolongue por muitos mais anos...

Forte Canhota *

Inês Santos (Clã)

Anónimo disse...

nao sei o k dizer. nao e' so para reflectir no dia do pensamento, mas sim sempre, mas principalmente neste dia. neste momento nao sou a pessoa indicada para falar sobre o escotismo nem sobre o k e' ser escoteiro.

so sei dizer k é muito bom... tem coisas boas e mas. mas adoro ser escoteira.

Devo (e nao so eu) um grande pedido de desculpas ao grupo 78 principalmente à chefia do grupo.

espero k as coisas melhorem.

feliz dia do pensamento!

abraço e canhota!

Anónimo disse...

Caros companheiros Escoteiros; Escutas e Guias:

Quis escrever uma pequena homenagem a BP. Mas deparei-me com os meus pensamentos já redigidos no Fórum da AEP… Embarassed

Tal como o nosso fundador Lord Robert Baden-Powell of Gilwell, também eu tenho levado uma vida cheia de felicidades e alegrias.

Ao ler alguns comentários, gostei particularmente (e desde já lhe peço desculpas por repetir algumas palavras da frase da “Aquela 122”) onde diz:

“É impossível imaginar como seria a minha vida se não fosse escoteira. Posso seguramente afirmar que metade das pessoas mais importantes para mim entraram na minha vida através do escotismo. Que metade dos meus conhecimentos e aptidões foram adquiridos no movimento. Que metade dos meus sorrisos surgiram envolvidos no ambiente escotista. E que muitas das minhas lágrimas escorreram ou ficaram contidas advindo de momentos escotistas. E sem qualquer dúvida adivinho que vários escoteiros sentem como eu.
A marca deixada pelo Escotismo é indelével! E tanto mais marcada quanto mais nos enleamos neste movimento.
É duro ser-se escoteiro! É exigente, trabalhoso, por vezes não recompensador, ocupa muito tempo, gasta muita energia... È frequente o comentário “mas ainda estás naquilo lá dos escoteiros?”. Sim, estou! Porque sinto que ainda tenho muito a aprender, muito a dar aos outros. Porque quero transmitir os conhecimentos que recebi e quero continuar a fazer parte da educação dos jovens (encontrando-se entre estes, eu mesma).

Ela (Aquela 122) escreveu o meu pensamento. Obrigado! No meu caso – eu mesmo!

Também gosto de as partilhar convosco. Isso dá-me uma enorme sensação de alegria e partilha. Ainda na sua última mensagem B.P. nos transmitia que:

” Fiquem contentes com o pouco que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior.
Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que como o encontraram, e, quando chegar a vossa hora de morrer, podereis morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "sempre prontos" para viver felizes e para morrer felizes. “

Do vosso amigo
Baden-Powell. J

OBRIGADO POR TERES NASCIDO E POR PARTILHARES O IDEAL ESCOTISTA COM O MUNDO INTEIRO!

JMR 78

Anónimo disse...

Mensagem da Aquelá do 78

Hoje é dia de festa, mas...

Mesmo neste dia do Pensamento, o mundo tem sempre meninos e meninas nos 5 continentes que gostariam também de estar aqui hoje connosco a celebrar. Mas não estão!

Em 2007 o Escotismo mundial faz 100 anos, e por isso quis lembrar todos os meninos e meninas dos 5 continentes que NUNCA saberão o que é o Escotismo.

Também em 2007 o Grupo 78 faz 25 anos e vai comemorar as Bodas de Prata, e por isso as estrelas (para nós claro) serão todas prateadas estão espalhadas pelo mundo inteiro como sinal de luz para os "outros" meninos e meninas.

Hoje, dia 22 de Fevereiro – Dia do Pensamento e do 150º aniversário do Nascimento de Baden-Powell, é com muita alegria pessoal que posso partilhar esta singela homenagem a esse grande génio da humanidade - que criou um jogo tão simples e tão vasto ao mesmo tempo. Obrigado BP por teres criado o Escotismo.

Que este momento de partilha se repita, não apenas hoje - mas muitas vezes!

Quando leres esta minha mensagem, faz com que cada um de nós se lembre por 1 segundo que seja deste dia – e assim o Escotismo vale ainda mais a pena!


FELIZ DIA DO PENSAMENTO PARA TODOS

Graça Teixeira Raposo
Escoteira-Chefe de Alcateia do Grupo 78 de Benfica

Anónimo disse...

oix pexoal

desde pikena ke ouço o meu pai e o meu avô falar de BP com mt karinho...fui crexendo e hoje entendo isso cm um sinal d felixidade!

sonhava conhecer BP mais do k o pai natal...lol...acreditem!

no velhinho de barbas brankas já sei é a brinkar né, mas BP sinto-o bem vivo no mundo ke me rodeia.
arrepia-me vê-lo e ouvi-lo pk talvez o "viva" de forma tão real

Parabenx BP (velhos são os trapos ok)
150 anos com expirito de 15

jokas pa ti, pk sei k tas numa nuvem algures a ver o ke fazemos

Anónimo disse...

Cada um de nos sabe a melhor maneira de realizar o seu sonho pessoal. O meu um dia em pequena foi ser escoteira. Hoje depois de adulta tive a oportunidade de o realizar, ser feliz e fazer os outros felizes como diz bp... Esse foi o meu sonho e nunca e tarde para sonhar.... Neste dia e pela 1vez como escoteira posso dizer. Vou deixar o mundo um pouco melhor porque ao realizar um sonho o mundo torna-se melhor...

Escoteira Sub-Chefe de Grupo 78
Mónica Ginga.

Anónimo disse...

Neste dia 22 de Fevereiro, dia do pensamento, pois devemos assim pensar e repensa o que significa ser Escoteiro ou o que significa o Escotismo, mas o Escotismo é uma definição que não está ao nosso alcance pare eu poder descrever como é para mim se Escoteiro teria de ir buscar palavras ao antigo latin, ou inventar novas frases mas por muito que isso seja não conseguia descrever o Escotismo, muito provável mente só aqueles que todos os dias acordam e vêm o seu Lenço, o seu Uniforme pendurado num cabide ou arrumados num local de destaque, e sentem um desejo enorme que chegue sábado é que poderão perceber o Escotismo, mas Escotismo este idealizado por um grande Homem, Homem este que tinha como “projecto” como “ideal” deixar o mundo um pouco melhor de como o encontras-te, pois ser Escoteiro consiste um pouco e também em isso mesmo fazer este mundo um mundo melhor no dia a dia como cidadãos como seres humanos que somos como pesou-as, mas nunca esquecendo o compromisso de Honra por todos nos Escoteiros prestado, nunca esquecendo a lei do Escoteiro.

(pois eu acho que comecei a divagar um pouco mas é isso mesmo que acontece quando eu começo a pensar no Escotismo divago por céus e mares, por sonhos, pois o Escotismo para mim é isso mesmo é um sonho mas é um sonho real, e estou grato a todas as pesou-as que tornam real esse sonho)

OBRIGADO
e já agora
PARABÉNS

Anónimo disse...

Ser Escoteiro é assomir os erros kuando os cometemos.
Ser Escoteiro é saber perdoar.
Ser Escoteiro é sorrir perante as dificuldades dificuldades
Ser Escoteiro é ser verdadeiro.
Ser Escoteiro é alegria.
Ser Escoteiro é aventura.
Ser Escoteiro uniao.
Ser Escoteiro é ser leal.
Ser Escoteiro é lutar, procurar, alcancar e nao desistir.
Ser Escoteiro é a melhor coisa ke pode haver obrigado a todos ke me ajudaram a xegar onde xegai sem voces hoje nao sei o ke seria

Jorge Ferreira
Patrulha Urso
Grupo 78