sábado, 24 de fevereiro de 2007

24/2 - "O Pensamento Continua..."

Um Sábado à tarde muito especial na sede do Grupo 78 de Benfica!

Todas as reuniões têm um pulsar muito próprio na sede deste grupo de Escoteiros aos Sábados de tarde...bem diferente, do ambiente das reuniões semanais á noite, quando a Chefia se reúne para discutir os projectos ambiciosos das Divisões mais vivas e ansiosas de actividades, e onde em geral as reuniões de Sábado à tarde têm sempre um clima completamente apressado.
Mas...neste Sábado tudo foi diferente e o clima de festa e de reflexão animou bastante esta tarde bem vivida e cheia de sorrisos por todos!

Qualquer observador, que mesmo não tendo sido Escoteiro, ficaria por certo enriquecido no seu conhecimento, com a sua presença nestes dias e nesta pequena sede do Grupo 78 dos Escoteiros de Portugal, situada no Bairro das Pedralvas nas Portas de Benfica.

Sim, porque se fosse Escoteiro estaria de tal modo activo na sua participação que não daria conta dos múltiplos detalhes e riquezas de
conteúdo neste espaço de convívio.

A maior parte das vezes, ele está aberto aos Escoteiros e primeiro acto é o sorriso de orelha a orelha, mesmo antes da mão esquerda se esticar (quase sem nos apercebermos!) para o cumprimento escotista – a famosa Canhota. Se forem amigos de há longo tempo atrás, então o abraço é mesmo imprescindível para matar saudades... são características e sinais de que um ou mais Escoteiros estão a cumprir com os seus deveres…e para quem não se vê há pelo menos oito dias, marca mais uma presença.

Uma coisa puxa a outra e conforme o calor dos assuntos que vão sendo abordados, vamos indo de canto em canto e vamos reparando na actividade sempre intensa em cada uma das Divisões.

Lá no cantinho da sede, os Lobitos estão sempre em pleno nestas reuniões, ou nos seus jogos divertidos com a Aquelá e a Tabaqui, muito atentas ou marcando a presença da Alcateia com mais um grito novo ou com a entrada de mais um novo Pata -Tenra…hoje, em especial, estavam muito ansiosos e nervosos porque o Bicho-de-Conta também estava.
A presença do Chefe Regional adjunto Rui Lage, anunciava que ser Lobito Alerta é mesmo algo especial.

Até a presença do Chefe Virgílio Morais, cada vez mais rara e preciosa, deixava os Lobitos e os Júniores mais ansiosos por verem satisfeitas mais algumas provas de classe, e o Chefe chamando a atenção para os horários, uniformes, e sobre o significado do Dia do Pensamento. Eles pedem depressa outro Acampamento ou outro Hike (nocturno de preferência!) e notam-se pela quantidade! Os fortes Apaches pela sua total presença, não deixam fazer esquecer de que representam grande parte da "força" deste Grupo de escoteiros á beirinha da capital plantado!

Mesmo ao lado, os Séniores! Embrulhados na sua ”Mística Tribal” e sempre empenhados em que sua presença seja mais uma relevante…despejam novos projectos para o Grupo, para novas actividades, para a realização de eventos de carácter comunitário, onde contam sempre com o apoio dos Chefes. Rebeldes e cheios de garra!

Entalados entre a Chefia e a Alcateia…o nosso Clã. Os Caminheiraços (como muito carinhosamente lhes chama o Chefe Vigi!) vemos os Caminheiros numa azáfama permanente…ora por muito trabalho ora porque (só hoje) foram Guias de Patrulha de novo. Lobos, Touros, Maçaricos e Corvos - as Patrulhas de Bronwsea em 1907 - voltaram a ter vida por 1 dia especial.

As jarreteiras rubras, não pararam para gastar tempo em palavras. Era tempo de acção. Também plenos de actividade, e por vezes distraídos apenas por algum Lobito que lhes atira um olhar mais atrevido...até o Chefe Rui Lage alinhou no jogo, enquanto era acompanhado pelo Chefe do Grupo 78 que lhe ia fazendo "as honras" da casa!

Veio a formatura...e todos quiseram ouvir com atenção as palavras de alguns Chefes.
Afinal era dia de reflexão e do 150º aniversário do nascimento de Baden-Powell. Obrigado BP.

Atenção! Muito obrigado pela atenção! Quando entramos na sala grande, quase passamos despercebidos pela Chefia…e aí, ficamos agarrados não a qualquer conversa ou deleite, mas sim a fazer sem "sacrifício" qualquer trabalho para a Sede-ou para ajustamos as contas das cotas ou da compra de algum material para o Grupo. Por vezes, ficamos por ali sem ver as horas passarem naquelas
conversas de amena cavaqueira com eles. Contam-se histórias ou contam-se as “bácoras” de qualquer um…e rir é o prato forte!

Por fim, já de noite, quando nos despedimos até daí a oito dias, sentimos que não esgotámos os assuntos e que não foi tempo perdido. Por tudo isto e muito mais encontramo-nos ao Sábado para sempre continuar. O Dia do Pensamento continua em cada um de nós, quando o portão da sede se fecha para regressarmos todos a casa...cansados!

Um Sábado muito especial no Grupo 78 de Benfica…com muito Escotismo, muito Companheirismo e sempre que possível com Felicidade. Boa Caça!


José Manuel Ribeiro
ECG 78

3 comentários:

Anónimo disse...

Lutar, Procurar, Alcançar e Não Desistir é o lema do 78 e deverá ser o lema de todos os escoteiros k queirem prosseguir um caminho com muitos obstáculos (como dizia o nosso fundador Baden Powel) k é a vida de hoje, não se esquecendo nunca de k somos escoteiros em todo o lado k estejamos, neste tempo moderno, com outras ideologias.
Boa Caça para todos

Anónimo disse...

Boas...
...mais uma vez uma Chefe Virgilio deixou o recado:

"Ser escoteiro é um previlégio que temos de saber aproveitar! Pensem nisoo para sermos melhores cidadãos amanhã."

Pensem nisso.
Obrigado pelo dia de ontem!

JMR ;-)))

Anónimo disse...

Uma tarde de sábado muito bem passada! :P
Parabéns ao Bicho da Conta pelo Lobito Alerta! :D

Parabéns também ao Chefe de Grupo que ontem completou os 40 anos! (A ternura dos 40 não tem conta nem medida...!!)

Beijos e Votos de Boa Caça,

Inês