Nada melhor do que deixar aqui duas mensagens, a primeira por José Ribeiro (ECG) e a segunda por João Peral (antigo Escoteiro e Dirigente do 11 e ex. EC Regional de Lisboa).
Por José Ribeiro:
"Companheiros escoteiros...e todos aqueles que me ouvem agora.
Em meu nome vos digo, que estou muito feliz por estar aqui convosco hoje e aqui!
Alguns de nós, depois de algum tempo separados tomámos a iniciativa de vir espreitar e recordar de novo alguns dos bons momentos que vivemos no Escotismo.
Penso que hoje, dia de festa, e principalmente dia de reflexão...ainda não me sinto pronto para vos dizer tudo o que me vai na alma. Simplesmente, porque as emoções não têm tradução em palavras. Aquilo que eu pensei e senti durante toda estes dias que se antecederam a este momento, foi afinal, compreender que tudo valeu a pena. Parece que realmente compreendi que com o passar de todo este tempo, que nos habituamos a viver uns com os outros. Cada um de nós seguiu a sua vida sem os outros. Mas cada um de nós é parte integrante dos outros!
Neste momento tão singular, partilhamos um Momento único nas nossas vidas mas que terá um nome: Amanhecer do Escotismo!
E eu tenho Saudades. Claro que tenho. O distanciamento agora é maior. Mas há uma corrente entre nós. Um lenço que nos aperta o pescoço e nos dá nós nas veias. Tudo parece calmo, mas eu continuo a sentir saudades. Umas Saudades que estão cravadas nem sei bem onde – porque só as sinto. Não consigo deixa-las dissiparem-se. Estão sempre presentes.
Outro Centenário chegou – novas mudanças virão!
Temos de nos mentalizar que tudo mudou e que agora cada atitude minha ou vossa é interpretada de uma forma diferente, atendendo ao facto de já não é segredo para ninguém que este 78 tem carisma; força; mística e algo tão especial que não consegui descobrir nenhum adjectivo para o descrever.
Hoje, o meu Olhar vai para todos vocês – refiro-me agora aos Antigos escoteiros do 78 – nem sequer é diferente. Talvez seja por causa dessa Saudade de ver esses Olhares, perdidos no tempo... mas também porque entendo que hoje é um dia de reencontros fortes e de emoções grandes.
Mais de 28 milhões de Escoteiros estão também neste Momento a celebrar a sua Promessa. É aqui que as lágrimas nos correm na cara...sem vergonha! Porque hoje a alegria fala assim – água nos olhos!
Um misto de sentimentos, porque cada um de nós está "satisfeito" por ver 100 anos de escotismo – unidos por milhões de Lenços e milhares de números – nós com o 7 e o 8.
Ontem o Chefe Piranha, dizia: “Hoje é o último dia...” Dá que pensar.
Hoje o Chefe João Peral, diz-nos: “É um Grupo que tem tido algumas diferenças aqui e ali com a "AEP dominante", mas que – pela parte que me toca - sempre me dedicou a maior das amizades...”
Dá que pensar.
Resposta simples aos 2 : “Esse tempo passa, mas as lições de vida que cada um de nós leva do Escotismo, não se perdem. Porque são coisas que nunca pensamos sequer ganhar.”
Quando partirmos daqui para as nossas casas, será que vamos sentir mágoa e vazio? Não sei...acho que ainda estará presente durante bastante tempo.
Por ultimo, gostaria de agradecer a disponibilidade e a amabilidade da Estradas de Portugal, nas pessoas do Exmo. Sr. Presidente Eng. António Laranjo e do nosso Companheiro Chefe Rui Nelson pela possibilidade de realizar o "nosso" Amanhecer do Escotismo junto de vós...a ver Lisboa!
Orgulho-me de poder partilhar aqui este grande Momento!
OBRIGADO."
JMR
(Texto lido na cerimónia de 1 Agosto 2007 - 08.00 horas: Pragal/Almada)
Por João Peral
Caro Zé Manuel,
Escrevo-te personificando em ti todo o Grupo 78. Hoje é a "véspera" da Alvorada do Escotismo. É o dia em que renovaremos os nossos votos, em que nos dedicaremos a pensar "porque raio sou disto dos Escoteiros?"... neste dia não quero deixar de enviar um abraço a todos no G78. É um Grupo que tem tido alguma diferenças aqui e ali com a "AEP dominante", mas que - pela parte que me toca - sempre me dedicou a maior das amizades, quer enquanto pessoa, quer durante o período em que fui ECR Lx.
Recentemente enviaram-me um amável convite a que não consegui responder por estar a viver uma época de "muitas coisas ao mesmo tempo", peço que me perdoem esse "lapso", que em nada invalida a grande amizade que tenho pelo Grupo. Mas mudei de emprego, de carreira (tudo para melhor, felizmente), de casa, de carro... só não mudei de mulher, mas no entanto.. fomos pais (a grande novidade) e isso tem-me deixado com pouco tempo para responder aos amigos.
Não queria no entando deixar passar este dia, esta alvorada, este momento.
Desejo tudo de bom a todos vós no 78, a ti Zé Manuel em particular. Nunca se esqueçam que o Escotimos é "Fraternidade", tudo o resto é só folclore.
O que importa mesmo é "rir e comer bolachas", de preferência no saco-cama, com a nossa patrulha, dizendo piadas sem graça nenhuma.
Um canhota para todos vocês, um grande abraço amigo do,
João Artur Peral
Um Escoteiro
(Texto recebido por e-mail em 31.07.2007)
2 comentários:
Há reflexões que nos batem bem lá fundo, fazem ricochete e depois a melhor fórmula de dissolver, é fazer looping, repensar e concluir que vale a pena ser escoteiro, seja onde for e com quem for.
Como li no outro dia, num Blog de um Escoteiro da A.E.P., "Quem é que disse que o escotismo não é uma aventura?
Nem sempre desistir, é a melhor solução, é preciso saber ser, estar, aceitar e moldar.
É isto que me move.
Obrigado Graça, aquele momento sim, foi um momento único
Piranha Assado
Olá PI....
Olha há momentos que são só nossos mesmo quanto tamos rodeados de gente,mas há sempre quem perceba os nossos sentimentos,e tu foste uma dessas pessoas.
Eu é que agradeço porque quado te entreguei meu B.P. vi a felicidade estampada na tua cara"OBRIGADO".
Aquelá 78
BEIJOKAS
Graça
_________________
Enviar um comentário