Dia 20 deste mês celebrou-se nos nossos corações o real 24º aniversário daquele que é o Grupo de todos nós - dos Castanhos, Bejes e Brancos. Mas, na realidade o festejo à nossa maneira escoteira, todos juntos e realmente como gostamos foi neste último fim-de-semana, dias 24 e 25 de Junho. O local foi por terras de Torres Vedras, na aldeia do Maxial onde fomos atenciosamente acolhidos na Sociedade de Instrução e Recreativa e onde se passou quase todo o festejo destas 24 Primaveras e onde pernoitámos.
Para todos, com certeza uma actividade calma mas de deveras importância. Tratou-se de uma actividade de convívio, festejo e união entre todos. Vivemos mais uma vez como em família e pudémos sentir a alegria e a força anímica que todos transportam nestes momentos. A partida foi feita pouco depois das 9 horas da manhã de dia 24 da Sede e a chegada ao Maxial foi muito rápida. Depois, foi apenas tempo de arrumar as coisinhas que trazíamos nas costas e partirmos juntos para a praia, onde passámos o dia todo, almoçámos e divertimo-nos muito. As banhocas foram algumas mas os jogos, as conversas e o convívio marcaram em muito este dia.
De chegada à Sociedade foi altura de preparação para o jantar, mais algum convívio e as banhocas (mas desta vez em água quente e não salgada). Depois, todos prontos fomos jantar e partimos para um momento de dança com um par amigo do Chefe Carlos que nos ensinou danças de salão e mostrar-nos um pouco do seu talento, ao qual agradecemos muito.
De seguida, já de noite instalada, foi tempo de o Clã e a Tribo de Exploradores partirem na adrenalina do Desafio Total. Actividade esta organizada pelas Chefias de Clã e Tribo de Exploradores com a ajuda e participação do Chefe de Grupo. Eles partiram sem medos, de sorrisos nos lábios e sem saberem o que lhes esperava. Voltaram cansados, inteiros e de contínuos sorrisos nos lábios, mesmo que um pouco molhados pela chuva miudinha que os acolheu noite dentro. Tiveram direito a muitas subidas, caminhadas, alguns jogos e momentos únicos… Mas de regresso, um copo de leite ou de chá juntamente com pão com manteiga, tudo feito pelas Galinhas da Cozinha – foi mesmo de agradecer!
E por fim, os sacos-camas esperavam por eles. E lá foram… de pezinhos de lã para não acordar a Tribo de Escoteiros e Alcateia que também tiveram uma noite engraçada com jogos e convívios alegres.
Dia 25 foi o último dia da actividade, foi o dia dedicado às arrumações e despedidas do Maxial, mas também à comemoração cerimonial dos 24 Anos do Grupo 78. Pois, sendo assim, a parte da manhã foi dedicada ao içar das bandeiras e a uma formatura para entrega de insígnias. Ao Lobito Pedro Ferreira (Coelho) que recebeu as Insígnias de Aptidão de Carpinteiro e de Coleccionador, à Lobita Raquel Vieira (Borboleta) que recebeu a insígnia de Lobito Alerta, à Joana Vargas a insígnia de Escoteira 2ª Classe e à Marta Vieira a insígnia de Escoteira 1ª Classe. Por fim, depois de todas estas cerimónias houve um momento fulcral no seio do Grupo – uma Passagem. Pois é, a Lobita Raquel Vieira terminou o seu percurso na Alcateia e chegou a tão sua desejada altura de ingressar na Tribo de Escoteiros. Realizou a sua passagem e a sua entrada na Tribo de Escoteiros, tendo depois elaborado o Compromisso de Honra.
A Chefia ofereceu ainda uma surpresa ao Chefe de Grupo e por fim foi momento de libertar as emoções sentidas com o bolo do 24º aniversário e um almoço de churrascada.
As partidas para Lisboa de regresso aos nossos lares foi pelo meio da tarde. No entanto, para o ano trata-se das Bodas de Prata do Grupo 78 pelas quais todos ansiamos muito e esperamos estar novamente presentes, em momentos únicos… novamente!
Sem comentários:
Enviar um comentário